Numa época em que interações breves, muitas delas através de telas, parecem ser a norma, e em que nossa capacidade de atenção parece cada vez mais curta, fazer alguém se sentir especial parece ser algo reservado apenas para aqueles com fortes habilidades sociais, apesar do seu impacto significativo nos relacionamentos.
Diversos estudos sobre conexão social confirmam que pessoas com maiores habilidades sociais e inteligência emocional compartilham uma característica única: elas fazem os outros se sentirem especiais em vez de tentarem ser o centro das atenções. Essa característica é evidente em sua linguagem e na forma como se comunicam com os outros, e se reflete em seis frases que usam com frequência.
“Você tinha razão sobre…”: Reconhecer que alguém está certo, ou aceitar que estamos errados, é uma tendência social muito comum, sustentada por vieses cognitivos, mecanismos de defesa do ego e dinâmicas sociais. No entanto, todos gostamos de ouvir que estamos certos, pois isso valida nosso julgamento e opiniões, e confirma que nossas ideias são valiosas. Pessoas emocionalmente inteligentes oferecem esse reconhecimento sem serem solicitadas, demonstrando aos outros que valorizam seus conselhos e se lembram do que lhes foi dito.
“Conte-me mais”: Essa frase simples é uma ferramenta de escuta incrivelmente poderosa. Com ela, não apenas demonstramos que somos bons conversadores, mas também, segundo o especialista de Stanford, Matt Abrams, mostramos empatia e interesse pela outra pessoa. É muito mais do que simplesmente ceder a palavra; é uma frase que valoriza a outra pessoa e nos dá a oportunidade de aprender através da escuta.
“Eu pensei sobre o que você disse”: Essa frase é tão poderosa porque ativa diversos mecanismos psicológicos. Por um lado, proporciona validação emocional, fazendo-nos sentir que nossas palavras importam, e satisfaz uma das necessidades emocionais humanas mais básicas: ser ouvido e compreendido. Sentir-se validado reforça a autoestima e fortalece os laços e conexões interpessoais. Nesse caso, a especificidade é importante porque remete a algo concreto da conversa, mostrando à outra pessoa que ela foi realmente ouvida.
“Pensei em você quando…”: Ao receber isso, você tem uma sensação semelhante à de jogar pedrinhas no chão: fortalece a intimidade e cria relacionamentos mais sólidos. Essa simples frase demonstra à outra pessoa que você está pensando nela mesmo quando ela não está por perto. Você está criando essa presença na ausência dela e reforçando o vínculo entre vocês.
“Isso deve ter sido…”: Quando usamos essa frase, finalizando-a com uma emoção específica que reflete o estado emocional da outra pessoa, estamos novamente trabalhando com validação emocional. Estamos comunicando que o que ela sente faz sentido e que reconhecemos isso sem julgamento. Além disso, implica que estamos nos esforçando para imaginar a experiência da outra pessoa (empatia cognitiva) e senti-la (empatia emocional), o que ativa os neurônios-espelho associados à conexão social.
“Adoro como você…”: Parece simples, mas, de uma perspectiva psicológica, essa frase tem um impacto profundo na outra pessoa. A apreciação específica cria uma conexão mais profunda do que elogios genéricos. Por exemplo, poderíamos dizer: "Você fala muito bem", o que soa correto, mas se dissermos: "Adoro a calma com que você fala; você faz parecer fácil", isso ativa a validação emocional, e a outra pessoa se sente vista, não apenas elogiada.